Formação para Monitor Escolar

O conceito de monitor vem sendo construído a partir das experiências, cada movimento desencadeia reflexões e ações que buscam potencializar a interação no ambiente escolar. A necessidade do monitor tem sido apontada pelas escolas para que o aluno em situação de inclusão possa frequentar o espaço escolar em todas suas esferas. O principal objetivo do monitor é ajudar o aluno a criar suas próprias ferramentas para usufruir do espaço escolar de forma independente, tornando sua vida escolar mais potente e autônoma.

Destaca-se que a função do monitor é ser o intermédio entre a criança e as situações vivenciadas por ela, onde se depare com dificuldades de interpretação e ação. Logo, o monitor pode atuar como intermediário nas questões sociais e de comportamento, na comunicação e linguagem, nas atividades e/ou brincadeiras escolares, e nas atividades dirigidas e/ou pedagógicas na escola. O monitor atua em todos os ambientes escolares, acompanha o aluno na sala de aula, dependências da escola, pátio e nos passeios escolares que forem de objetivo social e pedagógico.

Na perspectiva de qualificar esse profissional oferecemos uma formação com intuito de aperfeiçoar esse profissional abordando assuntos como:

• Como intervir com o aluno
• Entendimento de diversas patologias
• Noções básicas de primeiros socorros
• Embasamento legal sobre suas funções

Conteúdo Pragmático:

Módulo 1:

• Introdução ao monitor escolar
• Articulações entre sala de aula comum e AEE
• O papel do monitor no processo de aprendizagem
• Diferenciação entre as demandas de atuação no processo de inclusão
• A papel da família no desempenho social e cognitivo

Módulo 2:

• A Educação Especial frente a diversidade e a inclusão
• Fundamentos do Atendimento educacional especializado
• Panorama geral das Leis de inclusão
• Regulamento do programa de monitoria de ensino

Módulo 3:

• Apresentação geral de patologias
• Dislexia
• Autismo
• Transtorno de Déficit de Atenção – TDAH
• Transtorno Global do Desenvolvimento
• Transtorno da Linguagem
• Deficiência Cognitiva
• Deficiência Visual
• Deficiência Auditiva
• Primeiros Socorros *Participação especial da Enfermeira Genifer Alvez Pereira – Registro Coren:344.081

Módulo 4:

• Estratégias de intervenção para o apoio pedagógico
• Prática de adaptação curricular e de adaptação de atividades escolar
• Atividades realizadas pelo monitor escolar: o que compete ao professor e o que compete ao monitor escolar
• Parecerias de trabalho entre professor, monitor, família e equipe terapêutica
• Equipe terapêutica: enfoque no papel de cada atuação profissional (Fonoaudiólogo, Psicopedagogo, Psicólogo...)
• Tecnologia Assistiva e suas funcionalidades

Ministrantes

Daiane Keller

Pedagoga Educadora Especial
Psicopedagoga Reg Pp: 1406/05
Especialista Clínica e Institucional
Mestre em Educação

Marluce Ferreira Flores

Pedagoga e Psicopedagoga Reg:495966
Formação no Método das Boquinhas
Mestranda em Educação

Público-Alvo: estudantes de licenciatura ou de psicologia e demais interessados no tema

Carga-horária: Terças-feira das 19h30 às 22h30 Sendo 3h semanais presenciais e 3h semanais de atividades a distância, totalizando 100h/a.

Período: Início em 8 de maio, e demais datas: 15/05, 22/05, 29/05, 5/06, 19/06, 26/06, 03/07, 10/07, 17/07, 24/04, 31/07, 7/08, 14/08, 21/08 e 28/08.

Local: Viveiro Cultural – Espaço Camaleão – Rua Comendador Fontoura, 26 em Cachoeira do Sul - RS

Investimento: R$ 360,00 à vista ou 4x de R$ 100,00 ou 10x R$ 45,00 (cartão de crédito)

Material incluso

Certificado: 100h/a com frequência mínima de 75%

Inscrições: EDUCENTRO – Rua Quinze de Novembro, 931 – Cachoeira do Sul – RS Fone (51) 3724.3062 – Email: contato@educentro.com.br - www.educentro.com.br