TOCAR INSTRUMENTOS MUSICAIS PODE MELHORAR FUNÇÕES CEREBRAIS, INDICA PESQUISA

Pesquisa realizada por especialistas do Hospital Infantil de Boston revela que a formação musical precoce melhora áreas do cérebro responsáveis pelo funcionamento executivo. As funções executivas são as habilidades para controlar e regular pensamentos, emoções e ações. São fundamentais para o desenvolvimento humano, pois dizem respeito a questões como desempenho escolar, ajustamento social e posterior sucesso profissional.

O trabalho utilizou imagens por ressonância magnética em grupos de crianças com e sem formação musical, com idades entre 9 e 12 anos. Os testes também foram efetuados em adultos. Nos dois casos, os testes mostraram que músicos tiveram melhor desempenho.

Saiba mais sobre a pesquisa na matéria "Crianças com formação musical possuem melhor gerenciamento do cérebro", do site do jornal Zero Hora.

Especialistas apontam que estudos futuros podem determinar se crianças e adultos que têm dificuldade com o funcionamento executivo, como Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), poderiam se beneficiar da música como uma ferramenta de intervenção terapêutica. Pesquisas sobre o impacto da música no desenvolvimento infantil não são uma novidade. Estudos sobre o tema são realizados desde o século XIX.

Compartilhe esse Post