Quando é necessário buscar ajuda profissional para o meu filho?

Nem sempre os pais e familiares têm certeza de quando devem procurar auxílio de um profissional para ajudar crianças e adolescentes com alguma dificuldade de aprendizagem ou de desempenho escolar. Porém, existem determinados sintomas que podem servir como parâmetro para avaliação.

Problemas de articulação da fala e aquisição lenta de vocabulário estão entre eles, assim como a inversão de letras, sílabas ou palavras no momento da escrita. Também é necessário observar com atenção a leitura e escrita lenta para a idade e letra ilegível. A desorganização na página ao escrever pode indicar falta de orientação espacial.

Especialistas também alertam para os pais ficarem alertas quando houver muita dificuldade dos filhos para seguir rotinas e para se adaptarem à novas situações. Falta de concentração, de atenção e de memória em geral refletem-se no atraso na entrega de trabalhos, desmotivação nos estudos, o que pode levar o aluno a ter notas baixas e até à repetência.

Em qualquer dos casos mencionados acima, o ideal é buscar uma avaliação de um psicólogo ou psicopedagogo. Um profissional habilitado saberá indicar qual o melhor atendimento de acordo as especificidades de cada paciente.

Compartilhe esse Post