QUAL A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS PAIS NA ESCOLA?

O apoio da família é fundamental no desempenho escolar de crianças e adolescentes. Seja no acompanhamento das lições de casa, na participação em reuniões ou cooperando com sugestões e avaliações. Porém, a participação dos pais muitas vezes torna-se um desafio, devido à rotina atribulada, principalmente em grandes cidades.

É papel dos educadores elaborar estratégias de aproximação dos pais para o ambiente escolar, aproveitando as possibilidades de contato para transmitir informações sobre questões pedagógicas. As instituições de ensino devem estar comprometidas em apresentar o trabalho desenvolvido para facilitar o diálogo com os familiares de seus alunos.

Vale lembrar que uma boa interlocução entre pais e professores acabará resultando em uma educação com mais qualidade. E, ao fim desse processo, quem ganha é a sociedade como um todo, com a formação de profissionais competentes e cidadãos conscientes de seus deveres.

Saiba mais sobre o assunto na matéria Entenda a importância da participação dos pais na escola, do site ClassApp.

A matéria Como Atrair Os Pais Para a Escola, do site Revista Escola, traz dicas e orientações a respeito do tema para educadores.

Compartilhe esse Post