PROCESSO DE ADAPTAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL É FUNDAMENTAL PARA PAIS E CRIANÇAS

O início das aulas na Educação Infantil é marcado pela adaptação, etapa que requer confiança e ajuda por parte dos pais. Os primeiros dias na creche costumam não ser fáceis. Alguns pais ou responsáveis choram discretamente, muitas vezes se sentindo culpados pela separação. E não é raro ver crianças desesperadas ao verem os adultos indo embora da escola. Para evitar cenas como essa, é necessário que os educadores entrem em ação.

Novidades podem gerar insegurança e ansiedade. E podem ser especialmente complicadas de lidar durante a Educação Infantil, em que os pequenos se encontram pela primeira vez em um ambiente coletivo com regras novas e pessoas diferentes das quais estavam acostumadas a conviver.

Por isso, o período de adaptação é fundamental, pois é quando o aluno vai se ajustando à essa nova rotina. Em geral, essa transição leva de uma a duas semanas, mas pode variar de acordo com a criança.

Na matéria 10 dúvidas sobre adaptação na Educação Infantil, do site Nova Escola, é possível conferir dicas para garantir uma acolhida tranquila para alunos e familiares.

É bom lembrar que o processo de adaptação escolar se repetirá ao longo da trajetória estudantil, sempre que os alunos se depararem com novas etapas de ensino ou, ainda, trocas de turma e de escola.

Compartilhe esse Post