O que são competências socioemocionais e como abordá-las em sala de aula

Controle de emoções, demonstrar empatia, ter relações sociais positivas. Habilidades como essas podem ser ensinadas, inclusive em sala de aula. As chamadas competências socioemocionais são importantes para a vida pessoal, escolar ou profissional, independente da faixa etária.

Especialistas consideram que a aprendizagem socioemocional pode começar já na Educação Infantil. Uma das bases desse aprendizado é o reconhecimento das emoções. É importante ensinar as crianças a distinguir os próprios sentimentos e também aprender a identificar as emoções de outras pessoas, em uma percepção social.

Professores podem ter acesso a sugestões de atividades para a Educação Infantil na matéria 6 Estratégias Para Trabalhar Emoções Em Sala de Aula, do site Psicologia para Educadores.

Uma das atividades propostas pela matéria é contar histórias e pedir para os alunos identificarem os sentimentos dos personagens. A abordagem também pode ser feita por meio de filmes ou desenhos animados, seguidos de um debate com os pequenos.

Vale lembrar que a importância das competências socioemocionais está em destaque no mundo inteiro, envolvendo inclusive entidades internacionais como as Nações Unidas e a Unesco. O debate representa um importante passo para chegar-se a uma educação plena, que considere o ser humano em sua integralidade.

Compartilhe esse Post