O que são brinquedos não estruturados e qual sua importância na infância

Você sabe o que são brinquedos não estruturados? É o tronco de árvore que vira carrinho ou uma varinha de condão. A caixa que se torna uma casa ou uma nave espacial. Os brinquedos feitos com sucatas, recicláveis, potes ou outros materiais do gênero são fundamentais para as crianças exercitarem a criatividade e a imaginação.

De acordo com especialistas, esse tipo de brincadeira é um desafio para os pequenos, proporcionando, assim, um melhor desempenho escolar e mais facilidade no aprendizado. É o chamado “pensar fora da caixa”, que os brinquedos com formas e funções determinadas acabam não proporcionando integralmente.

Por isso, é tão comum o desinteresse rápido por brinquedos que podem ter sido caríssimos, ao mesmo tempo em que as crianças passam horas empilhando potinhos, por exemplo. Esse tipo de atividade, que exige uma organização por parte da própria criança, proporciona o estímulo de funções cognitivas.

A matéria Brinquedos Não Estrutrurados Estimulam a Imaginação dos Pequenos, do site Catraquinha, traz o exemplo positivo da Associação dos Amigos da Criança. A entidade estimula os brinquedos não estruturados durante a infância, como uma ferramenta que incentiva a criatividade.

Compartilhe esse Post