MANTER-SE ATIVO É A MELHOR RECEITA PARA TODAS AS ETAPAS DA VIDA

Entrar na terceira idade está longe de ser sinônimo de uma vida ociosa. Manter a autonomia e a independência, com o passar dos anos, são metas que podem ser alcançadas por meio do estímulo de funções como a memória, o raciocínio lógico, a linguagem, a atenção e a concentração.

Para manter sua mente ativa, sugerimos acessar o site Terceira Idade, criado por professores da Universidade Estadual de São Paulo. Nesse link, há diversos jogos online, que são uma estratégia para evitar a perda da memória:

Outra forma eficaz de continuar em atividade após a aposentadoria é voltar a estudar. Além de manter a mente e o corpo ativos, é uma oportunidade de fazer relacionamentos e conhecer novas pessoas. Começar uma faculdade deixou de ser algo restrito aos mais jovens. Diversas instituições de ensino oferecem programas destinados a quem tem a partir de 60 anos de idade.

O consenso entre especialistas é de que a educação deve ser um processo contínuo e permanente. Em todas as idades o ser humano tem a possibilidade de aprender e progredir intelectualmente. Adquirir conhecimento e obter experiência é o que podemos ter de mais valioso em nossa bagagem de vida.

Para quem prefere ainda não se arriscar em uma nova graduação, fazer um curso de idiomas, visitar museus e participar de palestras são outras maneiras de colocar os estudos de volta ao cotidiano nessa faixa etária. Pesquisas indicam que o estilo de vida influencia diretamente o funcionamento mental e físico, por isso invista em um jeito de viver que dê sentido e prazer à sua existência.

Fonte: colegioweb.com.br

Compartilhe esse Post