Livros desde cedo: benefícios para a vida inteira

Uma forma simples de estimular a leitura nas crianças é, antes mesmo delas saberem ler, tratar o livro como um brinquedo. Opções não faltam: livros de plástico para a hora do banho, de pano que pode ser usado como travesseiro e os cartonados, que são mais resistentes ao serem folheados.

O incentivo será ainda mais efetivo se os pais e mães usarem essas obras, cheias de figuras e cores, para momentos de leituras divertidas para os pequenos. Certamente, o manuseio dos livros desde cedo fará com que o apego à leitura seja facilitado quando chegar a fase de alfabetização.

Para os adultos que não são entusiastas de literatura, cabe destacar que ouvir ou ler histórias faz com que as crianças tenham mais criatividade, ampliem conhecimentos e vocabulário. Além de proporcionar benefícios ao longo de toda a trajetória escolar.

A matéria Faça do Livro Um Brinquedo, do site Guia do Bebê, traz mais detalhes sobre o assunto.

O texto Tem Uma Receita Para Crianças Gostarem de Ler?, do blog Voos Literários, também tem dicas de incentivo à leitura na infância, além de sugestões de livros infantojuvenis.

Compartilhe esse Post