HÁBITO DE LER PARA AS CRIANÇAS CONTRIBUI PARA BOM DESEMPENHO ESCOLAR

Estimular a leitura desde a infância desenvolve habilidades de interpretação de texto, de escrita e também de criatividade. Para isso, é importante que as crianças sejam incentivadas a folhear livros e frequentar livrarias e bibliotecas, como forma de tornar a leitura um hábito rotineiro e prazeroso. Claro, a leitura digital também é muito válida e também deve ser estimulada.

Outro benefício para alunos que têm o hábito da leitura, é a ampliação do vocabulário e consequente aumento das habilidades ortográficas e desenvolvimento da escrita. A imaginação despertada pelos livros também pode melhorar o aproveitamento das atividades escolares em geral.

Saiba mais sobre o assunto na matéria A importância da leitura na formação das crianças do site do Instituto Noa.

A família pode ter um papel predominante para que as crianças que ainda não sabem ler e escrever adquiram o hábito da leitura. Estudos apontam que pais que leem para os filhos contribuem para um bom desempenho escolar no futuro.

Uma pesquisa divulgada recentemente revela que, na Alemanha, o hábito de ler para os filhos é realizado por um a cada três casais. No Brasil, outro levantamento revela que apesar da percepção de que é importante ler para os filhos, apenas 37% dos entrevistados colocam isso em prática.

Na reportagem A Importância de Ler Para As Crianças, do site da Deutsche Welle, há mais detalhes a respeito dos benefícios da leitura em idade pré-escolar.

Compartilhe esse Post