Falhas de comunicação podem prejudicar relação entre pais e filhos

O diálogo é o melhor caminho para melhorar o relacionamento entre pais e filhos. Porém, é preciso respeitar o espaço da criança e do adolescente e compreender que muitas vezes o silêncio pode ser uma forma de expressão, alternado com momentos de conversa.

Alguns adultos podem sentir dificuldade de lidar com crianças pequenas. Para se comunicar com elas, vale lembrar que é preciso falar de assuntos que tenham a ver com cada faixa etária. Pais muito rígidos podem agir com repressão, desvalorização ou desinteresse perante manifestações espontâneas infantis. Essas atitudes podem afetar a autoconfiança das crianças, além de prejudicar a dinâmica familiar e impedir um relacionamento mais íntimo e verdadeiro.

Confira mais orientações na matéria Já Conversou Com O Seu Filho Hoje? do site Q Divertido.

Com adolescentes, as estratégias são um pouco diferentes. O ideal é tentar ser menos crítico e ouvir mais o jovem, ao invés de julgá-lo. Ser bem humorado também vale para estreitar o relacionamento.

No texto Cinco Dicas Para Melhorar A Comunicação Com Seu Filho Adolescente, do site Sempre Família, a psicóloga norte-americana Barbara Greenberg cita formas para contornar problemas no relacionamento com os filhos durante a adolescência.

Compartilhe esse Post