ESTIMULAR A AUTONOMIA DESDE BEBÊ TRAZ BENEFÍCIOS PARA SEU FILHO

Pesquisadores consideram que incentivar a autonomia é importante para o desenvolvimento cognitivo infantil. Apesar de parecer exagerado, é importante deixar a criança ter independência já nas primeiras etapas da vida. Os especialistas explicam que o processo é gradual e os estímulos nesse sentido devem começar desde bebê.

Os pais ou responsáveis devem estar por perto, supervisionando, mas dando à criança a possibilidade de achar suas próprias soluções para pequenos desafios do dia a dia. Ofereça a possibilidade de escolha em itens como vestuário ou leitura. Se os pequenos se arrependerem das decisões tomadas, é um bom momento para ensinálos a lidar com a frustração.

Saiba mais dicas e detalhes sobre o assunto na pesquisa efetuada na Universidade Montreal, na matéria Incentivar a autonomia é fundamental para o desenvolvimento cognitivo da criança, da Revista Crescer.

Para aprofundar a reflexão a respeito do tema, o documentário “Pais Neuróticos, Filhos mimados” traz um bom debate sobre os “super pais” e as consequências em seus filhos. Assista:


Compartilhe esse Post