ESCRITA À MÃO É IMPORTANTE PARA DESENVOLVIMENTO CEREBRAL NA INFÂNCIA

Aprender a escrever à mão é fundamental para o desenvolvimento cerebral na infância e esse aprendizado não deve ser substituído pela digitação. É o que sugere uma pesquisa da Universidade de Bloomington, nos Estados Unidos. O estudo foi feito com crianças ainda não alfabetizadas, mas capazes de identificar letras.

Um grupo copiou letras à mão e o outro, digitou em computadores as mesmas informações. Os cérebros foram analisados com ressonância magnética antes e depois da atividade. O resultado mostrou que as crianças que escreveram à mão tiveram atividades cerebrais mais semelhantes à de um adulto que sabe ler e escrever.

Apesar de não ser definitivo, o estudo serve de alerta para os pais. Especialistas avaliam que escrever de forma tradicional ativa diferentes áreas cerebrais e exige maior concentração, o que resulta em mais facilidade no aprendizado. Porém, não é necessário proibir o acesso aos eletrônicos. Basta apenas haver bom senso e equilibrar as duas atividades, a escrita tradicional e a digitação.

Confira mais detalhes sobre essa pesquisa na matéria da Revista Crescer.

Fonte: Revista Crescer

Compartilhe esse Post