CONHECER FUNCIONAMENTO CEREBRAL AUXILIA PROFESSORES EM SALA DE AULA

Nos últimos anos, a pedagogia ganhou uma aliada de peso para desvendar o modo como crianças e adolescentes aprendem: a neurociência, que investiga o funcionamento cerebral, suas funções e alterações, fazendo relações com os comportamentos humanos. A neurociência também pode auxiliar em dificuldades de aprendizagem.

Uma forma dos professores também lidarem com problemas como falta de atenção em sala de aula e desmotivação é entender de maneira mais efetiva o processo de aprendizado. Por meio da neurociência, é possível avaliar e entender as limitações e o potencial de cada aluno.

Para especialistas, a neurociência pode ser de grande serventia para o trabalho de educadores, especialmente quando há contato com o assunto desde o ínicio da formação dos professores. Para quem tiver interesse no tema, é possível fazer cursos de formação continuada com noções de neurociência voltada especialmente para docentes.

Por meio da neurociência, os professores poderão compreender com mais facilidade de que modo o cérebro transforma informações em memórias de longo prazo e como modifica memórias em conhecimentos transferíveis. Essas informações deixarão o profissional mais habilitado a orientar e incentivar o potencial de seus alunos.

Na matéria Neurociência é aliada na preparação do professor para a sala de aula, do site Porvir, é possível obter mais detalhes e orientações sobre o tema.

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