Como auxiliar em sala de aula portadores de transtornos de aprendizagem

Crianças e adolescentes com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) sem o diagnóstico correto podem sofrer preconceito e terem problemas de autoestima. O motivo é a análise equivocada das dificuldades e distúrbios de aprendizagem de portadores de TDAH.

Professores devem estar atentos para evitar o bullying em sala de aula com estudantes com dificuldade de aprendizagem. É importante ressaltar que é preciso agir imediatamente ao identificar uma brincadeira de mau gosto ou determinado comportamento que possa provocar danos psicológicos em algum aluno.

O site Nova Escola traz um roteiro detalhado com 21 perguntas e respostas sobre bullying que podem tirar dúvidas dos educadores.

Os professores também podem ajudar os alunos com dificuldades de aprendizado a terem o apoio familiar necessário para o encaminhamento a um tratamento especializado. Pesquisas apontam que, sem o auxílio adequado, há mais dificuldade de pessoas com transtornos de aprendizagem completarem o ensino superior. Além disso, é maior a possibilidade de reprovação e evasão escolar.

Saiba mais sobre o assunto na matéria Diagnóstico correto de distúrbios de aprendizagem pode prevenir bullying, do site IG.

Compartilhe esse Post