COMO AGIR COM CRIANÇAS QUE NÃO ACEITAM PERDER EM JOGOS?

Seu filho é do tipo que chora e faz birra se não é o vencedor de brincadeiras e jogos? De acordo com especialistas, esse tipo de entretenimento é uma boa forma de ensinar a criança a lidar com regras e com o perder e o ganhar. Essas situações fazem parte da vida e do processo de crescimento e amadurecimento.

Os pais devem observar as seguintes questões:

    • Escolher um jogo que a criança tenha condições de ganhar também;

    • Não "facilitar" para a criança só para ela poder ganhar;

    • Não tratar a criança como incapaz de jogar/competir.

Na matéria "Meu Filho Não Aceita Perder e Trapaceia Durante as Brincadeiras", do site Catraquinha, a jornalista Patrícia Camargo, sócia do portal Tempo Junto dá dicas para os pais lidarem, de maneira saudável, com esse problema.

Perder em jogos é apenas uma das situações em que as crianças terão que aprender a lidar com a frustração. Tirar notas baixas na escola e não ter o brinquedo (ou a roupa) que quer são decepções que podem ocorrer ao longo da vida. Os pais devem ter em mente que aprender a lidar com esses sentimentos será importante para que a criança amadureça e se torne mais forte.

No site Educar Para Crescer, você pode conferir um teste para saber se você sabe lidar com as frustrações do seu filho.

Para saber mais:

A matéria do site Educar Para Crescer "Como ensinar seu filho a lidar com a frustração?" traz mais detalhes sobre o assunto.

Compartilhe esse Post