Brinquedos modernos podem estimular aprendizado, se adotados corretamente

A evolução tecnológica tem um impacto na vida das crianças nos dias atuais. Porém, especialistas consideram que brinquedos eletrônicos não devem ser vistos como algo negativo por pais e educadores. O neuropediatra Luiz Celso Vilanova, ligado à Universidade Federal de São Paulo, considera que o desenvolvimento infantil é melhor é mais rápido do que no passado. “Videogames e outros equipamentos, como computador e DVD, estimulam o aprendizado se adotados da maneira correta”, destaca.

Para a filósofa Sônia Campaner Ferrari, o aparecimento de brinquedos de alta tecnologia não deve ser encarado como algo alarmante. "Demonizar as máquinas é dar a elas valor maior do que realmente têm", enfatiza. Segundo ela, o segredo é ensinar as crianças a olhar os aparelhos de forma crítica.

O papel de pais e professores é o de ficarem atentos ao tempo de exposição das crianças aos aparelhos, já que substituir todas as atividades infantis por jogos eletrônicos acaba sendo nocivo. Vale lembrar que qualquer atividade em excesso é prejudicial para uma formação efetiva dos pequenos.

A reportagem A Revolução dos Brinquedos, da Revista Galileu, traz mais informações sobre o impacto da tecnologia na vida das crianças.

O resgate de brincadeiras tradicionais para estimular vínculos sociais, aceitar a participação de outras crianças e obedecer regras estabelecidas em grupo. A matéria Brinquedos tradicionais: ioiô, pião e peteca traz sugestões para pais e educadores ensinarem as crianças a criarem esses objetos.

Compartilhe esse Post