Auxílio com a lição de casa. Qual deve ser o comportamento dos pais?

Por mais importante que seja a participação dos adultos na vida escolar dos filhos, é fundamental que haja o estabelecimento de limites. Os pais e responsáveis devem acompanhar a lição de casa e nunca fazer as tarefas no lugar da criança. Apesar de garantir um bom desempenho, essa atitude prejudica a aprendizagem, evitando que o professor possa perceber eventuais dificuldades do aluno.

Levar exercícios para sala de aula com resultados incorretos faz, portanto, parte do processo. Especialistas avaliam que, em geral, os pais sentem medo de que os filhos não correspondam às próprias expectativas e a dos educadores. Porém, mais relevante do que ser elogiado é saber que receberá apoio para a superação de dificuldades. Além disso, deixar o filho resolver tarefas por conta própria é uma forma de dar chance para o desenvolvimento de autonomia, essencial para que os pequenos tornem-se alunos responsáveis e comprometidos.

Na Educação Infantil, os adultos devem auxiliar para criar e organizar uma rotina de estudos. Essas primeiras tarefas feitas em casa serão a base para o futuro escolar do aluno. Caso a criança se recuse a fazer a tarefa, é bom analisar quais os motivos. Se houver dificuldade em determinado conteúdo, é aconselhável que a escola seja informada, para que possa haver a ajuda adequada. A matéria Os pais devem ajudar os filhos com a lição?, da revista Claúdia, traz mais orientações sobre o assunto.

Compartilhe esse Post